No encerramento da II Conferência Estadual da Juventude Espírita do RS - CEJURS, realizada em julho de 2021, os jovens participantes foram convidados a preencher um formulário online com perguntas para a sugestão do tema da 29ª CONJERGS Online. Verificamos, através da metodologia utilizada para a escolha pelos jovens participantes da Conferência, uma profunda conexão entre os temas doutrinários.


Com o intuito de contemplar as temáticas indicadas pelos jovens, buscou-se suporte numa ferramenta de criação de nuvem de palavras, a fim de que a incidência dos termos votados pelos jovens pudesse ser representada numa visão sistêmica e integrada, contemplando não apenas o número de vezes que um termo se repete, mas a essência dos significados.


Os resultados obtidos se refletem na seguinte representação, a qual será norteadora para o desenvolvimento do tema “Espiritismo em SI: do Jovem Espírita à Sociedade” e dos subtemas: Espiritismo, Autoconhecimento: eu, o outro e a sociedade, Leis Morais, Jesus.